11 coisas do cotidiano explicadas por um Designer

Quem é a pessoa na cédula do Real? Os ferros atrás da geladeira são mesmo para secar roupa? As marcas coloridas na caixinha de leite significam quantas vezes o leite foi reaproveitado? Existem símbolos e embalagens que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas quase ninguém sabe porque são daquele jeito. Ou porque estão lá. Eu sou Designer, e vou tentar explicar algumas dessas coisas misteriosas.

As marcas coloridas na caixinha de leite.

Vou começar falando sobre as polêmicas marcas coloridas nas caixinhas de leite. Será que significam quantas vezes o leite foi reaproveitado? Será que nem tomar mais um chocolate quente o brasileiro pode mais? Calma, Podem ficar tranquilos porque é fake news. A verdade é que nós, Designers, usamos essas marcas como amostra de cor para se certificar que cada caixinha saiu na cor certa, isso se chama escala PANTONE. E sim nós somos insuportáveis com detalhes, eu entendo porque estou solteiro. 

Mas eu não posso mentir, tem sim na embalagem um jeito secreto de descobrir se fizeram alguma coisa com o leite. É através da aba de abertura. Gente, aquela pontinha ali ela diz mais do que você imagina. E atenção porque eu vou contar aqui o passo-a-passo.

Você vai precisar da caixinha de leite, uma tesoura, dois alhos, e um pente (que precisa ser de plástico). Utilize a tesoura para cortar a aba de abertura. Coloque os dentes de alho no Arroz, e use o pente para pentear o cabelo. Aproxime a caixinha de leite do Nariz. Se estiver cheirando azedo, você descobriu se algo esta errado com o leite. Gente, não falha nunca, é incrível. Gente só não comentem com ninguém esse segredo pelo amor de Deus, eu posso ser demitido aqui.

Tem mais ar do que batata, nessa embalagem?

E ainda falando de embalagem, sabe aquela batata daquela marca que eu não vou dizer o nome, a Ruffles? Muita gente reclama que vem mais ar, do que batata dentro da embalagem. E é verdade mesmo.

A ideia do ar dentro da embalagem, é para as batatas não chegarem até você como se satanás tivesse feito um lap-dance em cima do pacote. É como se a embalagem cheia de ar transformasse o pacotinho em uma almofada fofa para as batatinhas não quebrarem. E gente, se a vida tá tão difícil, comprem a embalagem de latinha. É sucesso.

A função da orelha dos livros.

A orelha do livro é só uma continuação da capa, que geralmente tem alguma sinopse ali ou um texto que o autor quer destacar sobre a obra. Mas muita gente pensa que a orelha é um marcador de página. E toda vez que a gente vê aquele livro todo troncho com a orelha esmagada entre as páginas, um panda morre. Um designer fica com o coração em pedaços. Peça um marcador de página na livraria. Marcadores de página são anjos de Deus. Você vai notar a mudança na sua vida.

O que significa o símbolo da paz?

Um dos símbolos que a gente mais vê por aí é símbolo da paz, que muita gente pensa ser uma cruz invertida, ou até o desenho de uma patinha de pomba. Pensando bem, eu acho que só eu vejo uma patinha de pomba. Esse símbolo foi criado nos anos 50 como parte da campanha de desarmamento nuclear. E olha que loucura: Dentro do símbolo da paz tem um D e um N, de nuclear Disarmmament, estilizados na forma de comunicação militar onde a letra N é identificada pelos dois braços semi abertos, e a letra D com um braço para cima e outro para baixo. Salve Jack é aula de história também, viu bb?

A pessoa estampada nas cédulas do Real

Você já deve ter se perguntado quem é a pessoa estampada nas notas do real. Quem é essa maravilhosa?  E se você pensou que se trata de Julio César ou a cabeça da Estátua da Liberdade, você está redondamente enganado. Eu adoro esse trocadilho “redondamente enganado”. Porque uma pessoa que está enganada ela tem que ser redonda? Mas enfim.

Infelizmente, como muita coisa no Brasil, pouco se sabe sobre isso.
É uma coisa tipo assim:
Amiga, você sabe onde foi parar os R$ 2 Bilhões que deixei aqui hoje de manhã?
— Amiga não sei, vê se não tá ali na segunda gaveta.

Como é uma coisa pouca, é só a representação humana da república do Brasil, o pouco que os registros dizem é que se trata de uma mulher, e é uma efígie, uma figura humana de uma pessoa que não existiu.  Mas olha que coisa legal: ela recebeu um nome, se chama Marianne. A ilustração de Marianne foi inspirada no quadro A Liberdade Guiando o Povo, pintado no século 19 (XIX) por Eugene Delacroix. Agora você sabe que a mulher mais famosa do Brasil não é a Xuxa, Giselle ou Anitta. É a tal da Marianne, a mulher do dinheiro.

E mais verdades difíceis (porém você vai sobreviver).

E agora chegamos na parte do video onde eu vou trazer verdades difíceis de ouvir. Inclusive se alguém passar mal me avisa que eu paro, ok? Muita gente se pergunta para que servem os buracos laterais do All Star. Então, eles tem uma função super legai gente, que é nada. Não servem para absolutamente nada. Não perca seu tempo.

Símbolo da classe média Brasileira, os ferros atrás da geladeira não são para secar roupas mais rápido. Na verdade são dutos para resfriar o gás, simples assim. E ainda falando em coisas de cozinha, evite acidentes domésticos! O furo no cabelo da panela não é para pendurar a colher, e sim para armazenar ela na parede. 

Que Deus te guarde e te esqueça onde. Sabe o Emoji de mãos juntas? Na verdade ele é um highfive, e não uma mãozinha rezando. Highfive é tipo um “bate aqui”, sabe? PUSH nas portas é pra empurrar, e não puxar. Nos controles do Play Station, o triângulo representa uma cabeça. O quadrado é um pedaço de papel, se referindo aos menus. O círculo representa um Sim e o X representa um não, de não posso acreditar nisso tudo. Travei todo.

Published by Guto

Pai Pet, dono de cinco suculentas. Blogueiro e Ilustrador. Roller boy. Blood marry é horrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *